loading...
skip to Main Content
Principais Causas De Furos Em Geomembranas Cobertas Com Solo

Principais Causas de Furos em Geomembranas Cobertas com Solo

As principais causas de furos encontrados em Geomembranas instaladas e cobertas com solo são:

a)     Presença de pedras no solo de cobertura;
b)    Trânsito de máquinas pesadas e caminhões;
c)     Atividades dos trabalhadores;
d)    Cortes ocorridos durante o processo de instalação da Geomembrana;
e)    Falhas na solda;

Um estudo desenvolvido no Brasil, avaliou os resultados da aplicação dos métodos geoelétricos (Zidan et al 2016), em 310.000 m2 geomembrana de PEAD (2 mm) instalada e coberta por solo em um único empreendimento.

 Os resultados apontaram para as seguintes causas de furos: 32% por pedras, 32% cortes lineares ocorridos durante o processo de instalação da geomembrana, 21% cortes irregulares decorrente da atividade de colaboradores, 11% falhas de soldas e 4% trânsito de máquinas.

Um estudo apresentado por Nosko (2000), analisou 300 projetos diferentes que totalizam 3.250.000 m2 de área de geomembrana coberta com solo. Os resultados indicaram que 81% dos furos foi ocasionado por pedras, 13% por trânsito de máquinas, 4% por atividades de trabalhadores, 1% por cortes e 0,8% por falha de solda.



Bibliografia:

Nosko, V. e Touze-Foltz, N. (2000). “ Geomembrane Liner Failure: modelling of its Influence on Contaminant Transfer”, Eurogeo 2 – Bolonha, Itália.

Zidan, P. e Frigo, L.P.A. (2016). “Soil Survey: metodologia inovadora no Brasil adotada pela CTR-Rio, para controle de qualidade da instalação da geomembrana”, Revista Obras e Fundações Geotécnicas, Julho, p. 38-41.