Principais Causas de Furos em Geomembranas Cobertas com Solo
As principais causas de furos encontrados em Geomembranas instaladas e cobertas com solo são:
a) Presença de pedras no solo de cobertura;
b) Trânsito de máquinas pesadas e caminhões;
c) Atividades dos trabalhadores;
d) Cortes ocorridos durante o processo de instalação da Geomembrana;
e) Falhas na solda;
Um estudo desenvolvido no Brasil, avaliou os resultados da aplicação dos métodos geoelétricos (Zidan et al 2016), em 310.000 m2 geomembrana de PEAD (2 mm) instalada e coberta por solo em um único empreendimento.
Os resultados apontaram para as seguintes causas de furos: 32% por pedras, 32% cortes lineares ocorridos durante o processo de instalação da geomembrana, 21% cortes irregulares decorrente da atividade de colaboradores, 11% falhas de soldas e 4% trânsito de máquinas.
Um estudo apresentado por Nosko (2000), analisou 300 projetos diferentes que totalizam 3.250.000 m2 de área de geomembrana coberta com solo. Os resultados indicaram que 81% dos furos foi ocasionado por pedras, 13% por trânsito de máquinas, 4% por atividades de trabalhadores, 1% por cortes e 0,8% por falha de solda.
Bibliografia:
Nosko, V. e Touze-Foltz, N. (2000). “ Geomembrane Liner Failure: modelling of its Influence on Contaminant Transfer”, Eurogeo 2 – Bolonha, Itália.
Zidan, P. e Frigo, L.P.A. (2016). “Soil Survey: metodologia inovadora no Brasil adotada pela CTR-Rio, para controle de qualidade da instalação da geomembrana”, Revista Obras e Fundações Geotécnicas, Julho, p. 38-41.