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Consultoria Ambiental
Educação
Ambiental

A Política Nacional de Educação Ambiental, estabelecida através da Lei nº 9795/1999, define, no Artigo 1º:

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Características dos Processos de Educação Ambiental

De acordo com a Conferência de Tbilisi (1977, ex-União Soviética), a Educação Ambiental tem como principais características ser um processo:

Dinâmico integrativo

É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir, individual e coletivamente e resolver os problemas ambientais.

Transformador

Possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes. Assim, a consolidação de novos valores, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes refletirá na implantação de uma nova ordem ambientalmente sustentável.

Participativo

Atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos.

Abrangente

Extrapola as atividades internas da escola tradicional, deve ser oferecida continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo a família e toda a coletividade. A eficácia virá na medida em que sua abrangência atingir a totalidade dos grupos sociais.

Globalizador

Considera o ambiente em seus múltiplos aspectos: natural, tecnológico, social, econômico, político, histórico, cultural, moral, ético e estético. Deve atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.

Permanente

Tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de um modo crescente e contínuo.

Contextualizador

Atua diretamente na realidade de cada comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária

Além dessas sete características da Educação Ambiental definidas pela Conferência de Tbilisi, existe uma oitava, recentemente incorporada entre as características que a educação ambiental formal deve ter no Brasil:

Transversal

Propõe-se que as questões ambientais não sejam tratadas como uma disciplina específica, mas sim que permeie os conteúdos, objetivos e orientações didáticas em todas as disciplinas.

Importância das atividades de Educação Ambiental para transformação da Sociedade

Nas atividades cotidianas de nossas cidades, ainda é bastante comum identificarmos práticas não condizentes com o conceito de conservação e preservação ambiental. Como exemplos, podemos citar o despejo de lixo nas ruas, o desperdício de água, o abandono de entulho em locais não permitidos, etc.

A dimensão da finitude dos recursos naturais a médio e longo prazo ainda não é percebida por muitos indivíduos da nossa sociedade.

Neste sentido, as práticas de educação ambiental podem auxiliar os indivíduos em uma reflexão sobre seus conceitos primários, tornando-os disposto a uma mudança de postura e práticas. As atividades podem ser desenvolvidas com todas as faixas etárias e de forma pontual, contínua ou permanente.

Com as crianças e jovens, que já possuem no currículo escolar algumas atividades e práticas da educação ambiental, muitos conceitos de conservação do meio ambiente já estão consolidados.

As atividades de educação ambiental podem envolver a realização de:

  • Momentos de sensibilização;
  • Oficinas orientadas à multiplicadores;
  • Formação teórica de professores;
  • Conscientização de determinado público alvo;
  • Desenvolvimento de conteúdo e de material áudio visual para aplicação nas atividades de conscientização;
  • Desenvolvimento de eventos de sensibilização.

A equipe da Evolui possui vivência com práticas de educação ambiental e poderá apoiar empreendimentos ou instituições de ensino em atividades práticas.