Consultoria Ambiental
Educação
Ambiental
A Política Nacional de Educação Ambiental, estabelecida através da Lei nº 9795/1999, define, no Artigo 1º:
“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Características dos Processos de Educação Ambiental
De acordo com a Conferência de Tbilisi (1977, ex-União Soviética), a Educação Ambiental tem como principais características ser um processo:
Dinâmico integrativo
É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir, individual e coletivamente e resolver os problemas ambientais.
Transformador
Possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes. Assim, a consolidação de novos valores, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes refletirá na implantação de uma nova ordem ambientalmente sustentável.
Participativo
Atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos.
Abrangente
Extrapola as atividades internas da escola tradicional, deve ser oferecida continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo a família e toda a coletividade. A eficácia virá na medida em que sua abrangência atingir a totalidade dos grupos sociais.
Globalizador
Considera o ambiente em seus múltiplos aspectos: natural, tecnológico, social, econômico, político, histórico, cultural, moral, ético e estético. Deve atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.
Permanente
Tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de um modo crescente e contínuo.
Contextualizador
Atua diretamente na realidade de cada comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária
Além dessas sete características da Educação Ambiental definidas pela Conferência de Tbilisi, existe uma oitava, recentemente incorporada entre as características que a educação ambiental formal deve ter no Brasil:
Transversal
Propõe-se que as questões ambientais não sejam tratadas como uma disciplina específica, mas sim que permeie os conteúdos, objetivos e orientações didáticas em todas as disciplinas.
Importância das atividades de Educação Ambiental para transformação da Sociedade
Nas atividades cotidianas de nossas cidades, ainda é bastante comum identificarmos práticas não condizentes com o conceito de conservação e preservação ambiental. Como exemplos, podemos citar o despejo de lixo nas ruas, o desperdício de água, o abandono de entulho em locais não permitidos, etc.
A dimensão da finitude dos recursos naturais a médio e longo prazo ainda não é percebida por muitos indivíduos da nossa sociedade.
Com as crianças e jovens, que já possuem no currículo escolar algumas atividades e práticas da educação ambiental, muitos conceitos de conservação do meio ambiente já estão consolidados.
As atividades de educação ambiental podem envolver a realização de:
- Momentos de sensibilização;
- Oficinas orientadas à multiplicadores;
- Formação teórica de professores;
- Conscientização de determinado público alvo;
- Desenvolvimento de conteúdo e de material áudio visual para aplicação nas atividades de conscientização;
- Desenvolvimento de eventos de sensibilização.
A equipe da Evolui possui vivência com práticas de educação ambiental e poderá apoiar empreendimentos ou instituições de ensino em atividades práticas.